O exame que fizemos até aqui da profecia de Jeremias já nos indicou que ela não significa um período de tempo de desolação ou devastação para a terra de Judá, mas um período de servidão ao rei de Babilônia a que nações vizinhas de Judá seriam submetidas.
Na postagem anterior ficou demonstrado que foi no ano de 605 a.C. que as nações vizinhas de Judá começaram a ficar sob a autoridade de Babilônia. Resta agora saber a resposta a uma pergunta fundamental: quando começou e quando terminou o período de 70 anos da profecia?
Uma releitura da profecia agora faz-se necessária:
Está registrado nos livros de história que Babilônia caiu sob domínio dos persas no ano de 539 a.C; depois desse ano, a parte da profecia que diz que nações serviriam ao rei de Babilônia não podia mais ser verdadeira, pois as nações estariam servindo ao império persa, não a Babilônia. Disso se conclui que os 70 anos da profecia terminaram no ano de 539 a.C. A Torre de Vigia coloca o término do período dois anos depois, em 537 a.C., mas isso não faz sentido visto que nesse ano nenhum evento significativo aconteceu a Babilônia que pudesse assinalar um ajuste de contas, conforme expresso na profecia.
Posto isso, visto que temos então o ano em que findou o período de 70 anos, é apenas natural concluir, por meio de uma conta simples, que ele começou 70 anos antes, em 609 a.C. Mas isso é correto?
Carl Olof Jonsson analisa duas possibilidades:
1 - Contando que nações vizinhas de Judá começaram a ficar sob a autoridade de Babilônia no ano de 605 a.C., conforme visto na postagem anterior, perfazendo um período de 67 anos, os 70 anos da profecia seriam um número redondo. Há muitos casos assim na Bíblia.
2 - Os 70 anos podem ser contados justamente a partir de 609 a.C. por que foi justamente no ano de 609 a.C. que Babilônia subjugou em definitivo a Assíria, ao eliminar uma última resistência militar na cidade de Harã, conforme visto na postagem anterior.
Referente à primeira proposição, uma profecia referente a Tiro assim reza:
As palavras de Isaías parecem lembrar o salmo 90:10 que estipula 70 ou 80 anos como a duração média da vida humana:
É claro que “setenta anos” no texto acima não pretende ser um número literal.
Referente à segunda proposição, Jonsson faz um exame dos anos finais da Assíria para mostrar que ela realmente deixou de existir como império no ano de 609 a.C., quando uma última resistência militar foi derrotada em Harã. Então ele conclui:
Desse modo, ao se levar em conta que os 70 anos da profecia findaram de fato em 539 a.C., conforme pode ser claramente visto ao se analisar a declaração sobre ajuste de contas, tem-se aqui um forte elemento em desfavor da data de 607 a.C. para a cronologia da Torre de Vigia. Se os 70 anos não terminaram em 537 a.C., não se tem base para ser taxativo em afirmar que eles começaram em 607 a.C.
Comentários
Postar um comentário